quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O processo de RVC para mim foi...

Foi para mim muito importante.
Realizei-me ao frequentar o Centro de Novas Oportunidades para obter o nono ano.
Foi para mim um sonho muito expressivo na minha realização, embora tardia, mas obtive-a, consagrada pelos respectivos diplomas.
Quando me apercebi, pelos jornais diários, da criação das Novas Oportunidades, pensei que era uma oportunidade para concretizar o meu velho e saudoso sonho e continuar a estudar.
Dirigi-me ao Centro e vi se isso era possível ou não, já que tinha 83 anos de idade.
Recebeu-me um técnico. Pareceu-me que ficou admirado com a minha idade e deixou transparecer muita gentileza ao tratar-me bem e ao aceitar-me de boa-vontade no processo. Explicou-me tudo com a maior clareza e tratava-me sempre com deferência e generosidade. Chegou a dizer, em sessão, para todos os participantes: "O senhor Vitorino, apesar da sua idade avançada, vejam se não está ali atento como um jovem!".
As formadoras, no decorrer das sessões, sempre me estimaram e, quando se apercebiam que tinha alguma dificuldade, procuravam sempre ajudar-me. A turma que, pensava eu, me iria repudiar, sendo eu o mais velho ali presente, sempre me tratou como um patriarca.
Mas com 85 anos, quando acabei, senti-me outro e rejuvenescido, mais preparado para discursar em público, em qualquer situação!
No fim, fiquei com um certificado. Foi um marco para mim!
Vitorino Rocha
(RVC NB)

Sem comentários: